A história das Bibliotecas da Universidade Federal de Roraima reflete o crescimento que a Instituição vem passando no decorrer dos seus 25 anos. A Biblioteca Central (BC) foi instalada no inicio dos anos de 1990, logo após a criação da UFRR. No ano de 2001, é criada a sua primeira biblioteca setorial, a Biblioteca do Centro de Ciências Agrárias. Em 2003, a BC lança o seu site de pesquisa, sendo até a presente data,a única biblioteca de Roraima a ter um site próprio. No ano de 2004, a Biblioteca Central passa a se chamar de Profa. Maria Auxiliadora de Sousa Melo em homenagem a uma das idealizadoras do Instituto Insikiran. Um ano depois, passa pela primeira expansão física quando recebe um novo prédio. Com a demanda gerada pelos seus treinamentos de pesquisa em bibliotecas digitais e normas para apresentação de trabalhos da Instituição, a BC lança o livro Normas para Apresentação dos Trabalhos Técnico-científicos da UFRR. A partir de 2008, com as verbas do Programa de Apoio a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), ocorre um novo ciclo de expansão:

• ampliação do prédio da Biblioteca Central para 3.000 m² e aquisição de novo mobiliário;
  • ampliação da Biblioteca Setorial do CCA para uma área de 600 m² e aquisição de novo mobiliário;
  • reconhecimento da Biblioteca da Escola de Aplicação da UFRR enquanto biblioteca setorial;
  • criação do Setor de Multimeios e das Salas de Estudo em Grupos em 2012;
  • criação da Biblioteca Setorial do Campus Murupu no ano 2013;
  • ampliação do quadro de bibliotecários para o número de 13 com o fito de atuarem nos setores de Direção, Referência (atendimento ao usuário), Processamento Técnico, Desenvolvimento de Coleções, Setor de Periódicos, Biblioteca Digital, Setor de Multimeios; Bibliotecas Setorial do CCA e Campus Murupu;
  • aumento de 50% do quantitativo do acervo inclusive com a aquisição de ebooks.

Com a primeira versão do livro de Normas esgotada, a Biblioteca Central lança em 2012, o livro Manual de Normas para Apresentação dos Trabalhos Técnico-científicos da UFRR. Em 2013, com a expansão do Setor de Mutimeios, cria o Projeto Cinema ao Meio-Dia.

Elton Bentes Neves - Periódicos

Angela Maria Silva - Afastada para cursar Doutorado

Clívea Souto - Afastada para cursar Mestrado

Maria de Fátima Andrade Costa - Multimeios

Lauro Sousa - Biblioteca Digital

Layonize Félix - Setor de Referência

Marcilene Feio de Lima - Desenvolvimento de Coleções

Rogério de Carvalho Cordovil - Direção

Shirdoill Batalha - Processamento Técnico

Telefone: 3621-3110

Endereço

Campus do Paricarana - Av. Ene Garcez, 2413 Bairro Aeroporto - Boa Vista-RR - CEP: 69.304-000.

Horário de funcionamento

08:00 às 22:00 de segunda a sexta-feira.

Criada em março de 2001, a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias - CCA, esta localizada no Campus do Cauamé, comporta todo o acervo catalogado na área de Ciências Agrárias e visa atender especificamente a comunidade acadêmica dos Cursos de Agronomia, Zootecnia,  Medicina Veterinária e os cursos de Pós-Graduação na área das Ciências Agrárias através do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - PosAgro.

Keyla Rebouças - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias

Telefone: 3627-1997

Campus do Cauamé, BR-174, Km 12 - Monte Cristo - Boa Vista-RR CEP: 69 301-970

Segunda a sexta-feira.

Re-inaugurada no novo prédio dia 15 de maio de 2013, a Biblioteca Setorial do Campus Murupu atende preferencialmente sua comunidade estudantil composta por alunos de nível médio/técnico. Está localizada no Campus Murupu e possui todo seu acervo catalogado e disponível no catálogo online.

Jacquicilea Souza - Biblioteca Setorial do Murupu

Direção da Eagro: 8404-2092

Rodovia BR 174, km 37, s/n - P.A. Nova Amazônia
CEP: 69.300-000

Horário de funcionamento
Conforme Portaria nº 143/GR, de 23 de fevereiro de 2015, fica estabelecido o horário da Biblioteca do Campus Murupu das 7:30 às 22:00.
Segunda a sexta-feira.