Histórico:

A história das Bibliotecas da Universidade Federal de Roraima reflete o crescimento que a Instituição vem passando no decorrer dos seus 31 anos. A Biblioteca Central — BC foi instalada por volta de 1991, logo após a criação da UFRR. No ano de 2001, é criada a sua primeira biblioteca setorial, a Biblioteca do Centro de Ciências Agrárias — CCA. Ainda em 2001, adere ao convênio do Portal de Periódicos da CAPES e com ele inicia seus clássicos treinamentos de usuários. Em 2003, a BC lança o seu site (www.bc.ufrr.br), sendo até a presente data, a única biblioteca de Roraima a ter um site próprio. No ano de 2004, a Biblioteca Central passa a se chamar Profa. Maria Auxiliadora de Sousa Melo em homenagem a uma das idealizadoras do Instituto Insikiran. No mesmo ano, adere ao convênio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações com o IBICT. No ano de 2005, passa pela primeira expansão física quando recebe um novo prédio. Com a demanda gerada pelos seus treinamentos de pesquisa em bibliotecas digitais e normalização de trabalhos acadêmico-científicos da Instituição, em 2007, a BC lança o livro de Normas para Apresentação dos Trabalhos Técnico-científicos da UFRR.

A partir de 2008, com as verbas do Programa de Apoio a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), ocorrem um novo ciclo de expansão com: a criação da Biblioteca Setorial do Campus Murupu no ano 2013; a ampliação dos prédios e aquisição de novos mobiliários para as bibliotecas Central e Setorial do CCA; a criação do Setor de Multimeios e das Salas de Estudo em Grupos; o aumento de 50% do quantitativo do acervo inclusive com a aquisição de e-books; a ampliação, em 2014, do quadro de bibliotecários para o número de 13 com o fito de atuarem nos setores de Direção, Referência (atendimento ao usuário), Processamento Técnico, Desenvolvimento de Coleções, Setor de Periódicos, Biblioteca Digital, Setor de Multimeios, Bibliotecas Setorial do CCA e Campus Murupu. No Multimeios, destaca-se, ainda, a criação do Projeto “Cinema ao Meio-Dia”.

Nos últimos anos, as Bibliotecas da UFRR vêm investindo para se consolidarem como bibliotecas híbridas que reúne em igual importância os acervos impressos e digitais, para melhor atender as demandas de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. Entendendo ensino como graduação e pós-graduação stricto sensu. Além de manter os serviços já existentes, em 2014/2015 assina a coleção completa Revista dos Tribunais On-line, que se soma à já abrangente coleção do Portal de Periódicos da CAPES. Em 2016 iniciam-se os trabalhos para a instalação do Repositório Institucional da UFRR que tem como objetivo integrar em um só lugar a produção da Instituição, como dissertações, teses, e-books e periódicos. Em 2018, com duas edições anteriores esgotadas, publicam a 2ª edição do livro Manual de Normas para Apresentação dos Trabalhos Técnico-científicos da UFRR. Logo no início de 2020, adquirem as Normas da ABNT on-line para os cursos de Arquitetura, Engenharias e Ciência da Informação.

Equipe:

• Angela Maria Silva — Direção
  • Elton Neves (afastado para o stricto sensu) — Setor de Processamento Técnico
  • Fátima Costa — Setor de Processamento Técnico
  • Jacquicilea Souza
  • Lauro Sousa — Acervos Digitais
  • Layonize Félix — Setor de Referência
  • Lúcia de Fátima Resplandes — Setor de Multimeios
  • Luis Cardoso de Santana — Setor de Referência
  • Marcilene Lima — Setor de Referência
  • Mariede Pimentel — Setor de Processamento Técnico
  • Nelcilene Gomes de Azevedo — Setor de Referência
  • Oton Melo dos Prazeres — Setor de Referência
  • Rogério Cordovil — Setor de Multimeios
  • Roselene Gomes Coelho — Setor de Referência
  • Shirdoill Batalha — Setor de Processamento Técnico

Endereço: Campus do Paricarana — Av. Ene Garcez, 2413 — Bairro Aeroporto — Boa Vista-RR — CEP: 69.304-000.

Horário de funcionamento: Das 8h às 22h de segunda a sexta-feira e das 9h às 13h aos sábados.

Histórico:

Criada em março de 2001, a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias — CCA, esta localizada no Campus do Cauamé, comporta todo o acervo catalogado na área de Ciências Agrárias e visa atender especificamente a comunidade acadêmica dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e os cursos de Pós-Graduação na área das Ciências Agrárias através do Programa de Pós-Graduação em Agronomia — PosAgro.

Bibliotecária responsável: Keyla Rebouças

Endereço: Campus do Cauamé — BR-174, Km 12 — Monte Cristo — Boa Vista-RR — CEP: 69.301-970.

Horário de funcionamento: Das 8h às 18h de segunda a sexta-feira.

Histórico:

Re-inaugurada no novo prédio dia 15 de maio de 2013, a Biblioteca Setorial do Campus Murupu atende preferencialmente sua comunidade estudantil composta por alunos de nível médio/técnico. Está localizada no Campus Murupu e possui todo seu acervo catalogado e disponível no catálogo online.

Bibliotecária responsável: Manuella Marinho Ferreira

Endereço: Campus Murupu — BR-174, Km 37 — P.A. Nova Amazônia — Boa Vista-RR — CEP: 69.300-000.

Horário de funcionamento: Das 7h30min. às 22h de segunda a sexta-feira (Conforme Portaria Nº 143/GR, de 23 de fevereiro de 2015, fica estabelecido o horário da Biblioteca do Campus Murupu).